Objetivo
O intuito deste blog é descrever um pouco mais sobre a elaboração do projeto chamado Fatequino. Desenvolvido na aula de Tópicos Especiais em Informática da Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba (FATEC), oferecida pelo curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) no período noturno, com a coordenação do projeto a cargo do professor Mario Marques, tem como objetivo principal a construção de um robô que possa interagir com pessoas e objetos.
Objetivos Específicos
- Praticar controle de projetos e equipes.
- Desenvolver técnicas de pesquisas.
- Estudar algoritmos.
- Realizar codificação de programas.
- Conhecer novas tecnologias.
- Aprender fazendo.
Motivação
- Vários projetos e iniciativas similares na internet.
- Integrar os alunos em equipes ágeis.
- Aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante o curso.
- Desenvolver novos conhecimentos e métodos.
Justificativa
- Trabalhar com tecnologias emergentes
- Realizar um projeto prático
- Integrar os alunos
Forma de Trabalho
A equipe de controle do projeto planeja, coordena e controla as reuniões quinzenais. A cada quinzena será realizada uma reunião em que serão relatados os avanços em cada tarefa de cada equipe e são atribuídas novas tarefas. A presença de todos é obrigatória nas reuniões quinzenais com controle de frequência. A semana entre as quinzenas deverá ser utilizada para a elaboração das tarefas. Cada time deverá eleger um Scrum Master, que ficará responsável pela equipe. O professor é o Product Owner. As tarefas cumpridas no prazo serão contabilizadas para a composição da nota.
Estrutura do Projeto
O projeto é composto por 5 grupos sendo eles Controle, Mecânica do movimento, Visão, Iteração e Presença na WEB.

CONTROLE
Equipe responsável por controlar todas as etapas do projeto e coordenar as atividades de cada uma das equipes.

MECÂNICA DO MOVIMENTO
Equipe responsável por pesquisar e desenvolver a solução básica de movimentação, alimentação e construção do fatequino.

VISÃO
Equipe responsável por pesquisar e desenvolver a solução de identificação e reconhecimento visual de alunos, professores, funcionários e visitantes.

ITERAÇÃO
Equipe responsável por pesquisar e desenvolver a solução de interação do fatequino com alunos, professores, funcionários e visitantes.

PRESENÇA NA WEB
Equipe responsável por pesquisar e desenvolver a solução de interação do Fatequino com alunos, professores, funcionários e visitantes.