Controle

Equipe responsável por controlar todas as etapas do projeto ePorque coordenar as atividades de cada uma das equipes.

Requisitos:

  • Utilizar metodologia ágil.
  • Conduzir as reuniões quinzenais.
  • Criar e controlar repositório no Github.
  • Controlar documentação do projeto.
  • Utilizar ferramenta online de acompanhamento de projetos.

Integrantes

  • Beatriz Gidzinski
  • Beatriz Tulino
  • Isamara Barros
  • Ismael Kotake
  • Milena Amano

Introdução

Para conseguirmos gerenciar todos os times e as tarefas a serem realizadas, nós começamos escolhendo uma ferramenta de criação e organização de tarefas que fosse comum e fácil de utilizar para todos. No caso, escolhemos o Trello e criamos um painel para cada time, onde podemos acompanhar o andamento das tarefas e adicionar novas.
No quesito comunicação, optamos por criar um grupo no WhatsApp com os times, dessa forma a comunicação fica mais direta e organizada.

A questão principal da gerencia é fazer com que as tarefas sejam entregues no prazo, lembrar os times do que deve ser feito e estar disponível para esclarecer dúvidas, ser ponte de comunicação e auxiliar no que os times precisarem para realizar suas tarefas.
É necessário ter organização e também uma boa sinergia com os integrantes do time de gerência para que todos estejam dentro do mesmo escopo. Controlar não é uma tarefa difícil, mas exige organização e responsabilidade já que o time de Controle é a chave para manter as equipes unidas e com foco, mantendo o projeto dentro do prazo.


Ferramentas para Gerenciamento do Projeto

A equipe de controle elaborou uma pesquisa para encontrar quais eram, e escolher, as melhores ferramentas de trabalho para gerenciamento de atividade e de códigos.

1. Asana

O Asana é um software-como-serviço projetado para melhorar a colaboração em equipe e o gerenciamento do trabalho. Até 15 membros podem usar o Asana gratuitamente.

2. Monday.com

Criado com a missão de corroborar com a transparência na comunicação da equipe e aumentar a produtividade dos principais stakeholders do projeto, apresentando os principais indicadores. A plataforma facilita o gerenciamento de projetos além de estimular o compartilhamento de conhecimento com os usuários.

preços do Monday
Tabela de Preços do Monday

3. Trello

Aplicativo de gerenciamento de projeto baseado na web. O Trello serve tanto como uso pessoal como para trabalho. Ele inclui gestão imobiliária, gerenciamento de projetos de software, quadros de aviso escolares, planejamentos de aula e gerenciamento de casos de escritório de advocacia. A API rica, bem como capacidade de e-mail-in permite a integração com sistemas corporativos, ou com serviços de integração baseados em nuvem

Por que não escolhemos o Monday?

  • Monday é um aplicativo pago;
  • Há limitação de armazenamento (dependendo do plano);
  • Há limitação de usuários (dependendo do plano)

Por que escolhemos o Trello?

  • É o maior do mercado;
  • Gratuito;
  • Familiaridade da equipe.

Git

Sistema de controle de versão (VCS – Version Control System) ajuda a desenvolver projetos na qual diversas pessoas podem contribuir simultaneamente no mesmo, editando e criando novos arquivos e permitindo que os mesmos possam existir sem o risco de suas alterações serem sobrescritas.

Repositórios de Projetos

Existem várias plataformas de hospedagem de código-fonte com controle de versão, por exemplo: Bitbucket, GitLab, GitHub.

1. Bitbucket

Como funciona?

Basta integrar o seu repositório Git ou Mercurial com o Bitbucket, realizando push e pull requests para manter atualizados os repositórios web e também o seu repositório local.

O Bitbucket funciona praticamente para hospedar todos os códigos de seu desenvolvimento numa plataforma web sem precisar realizar download de aplicações. Utiliza sua conta on-line e rastreia tudo o que foi alterado e commitado no seu projeto.

2. GitLab

Como funciona?

No Gitlab é possível controlar o andamento das tarefas usando um formato de listas e cards.

Também há mecanismos para automatizar o processo de testes e publicação das aplicações e, entre outras, há a funcionalidade base dessa plataforma, que é a possibilidade de criar repositórios de código privados.

3. GitHub

É o maior do mercado, fácil suporte (muito material disponível para pesquisa) e todas as IDEs já vem com a opção de conexão facilitada.

Qual a escolhida?

A ferramenta escolhida foi o GitHub, pois como foi informado anteriormente é o maior do mercado e já foi utilizado diversas vezes em sala de aula para elaboração de projetos em disciplinas de desenvolvimento de sistemas.

Como instalar o Git?

É uma ferramenta gratuita e pode ser baixado e instalado para as plataformas pelo link a baixo:

Windows: https://git-scm.com/download/win

MAC: https://git-scm.com/download/mac

E no Linux executando o comando “sudo apt-get install git”.

No caso da VM cloud9 ou koding, já está disponível em sua linha de comando.