Sobre o Fatequino

Objetivo

O intuito deste blog é descrever um pouco mais sobre a elaboração do projeto chamado Fatequino. Desenvolvido na aula de Tópicos Especiais em Informática da Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba (FATEC), oferecida pelo curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) no período noturno, com a coordenação do projeto a cargo do professor Mario Marques, tem como objetivo principal a construção de um robô que possa interagir com pessoas e objetos.

Objetivos Específicos

  • Praticar controle de projetos e equipes.
  • Desenvolver técnicas de pesquisas.
  • Estudar algoritmos.
  • Realizar codificação de programas.
  • Conhecer novas tecnologias.
  • Aprender fazendo.

Motivação

  • Vários projetos e iniciativas similares na internet.
  • Integrar os alunos em equipes ágeis.
  • Aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante o curso.
  • Desenvolver novos conhecimentos e métodos.

Justificativa

  • Trabalhar com tecnologias emergentes
  • Realizar um projeto prático
  • Integrar os alunos

Forma de Trabalho

A equipe de controle do projeto planeja, coordena e controla as reuniões quinzenais. A cada quinzena será realizada uma reunião em que serão relatados os avanços em cada tarefa de cada equipe e são atribuídas novas tarefas. A presença de todos é obrigatória nas reuniões quinzenais com controle de frequência. A semana entre as quinzenas deverá ser utilizada para a elaboração das tarefas. Cada time deverá eleger um Scrum Master, que ficará responsável pela equipe. O professor é o Product Owner. As tarefas cumpridas no prazo serão contabilizadas para a composição da nota.

Estrutura do Projeto

O projeto é composto por 5 grupos sendo eles Controle, Mecânica do movimento, Visão, Iteração e Presença na WEB.

CONTROLE

Equipe responsável por controlar todas as etapas do projeto e coordenar as atividades de cada uma das equipes.

MECÂNICA DO MOVIMENTO

Equipe responsável por pesquisar e desenvolver a solução básica de movimentação, alimentação e construção do fatequino.

VISÃO

Equipe responsável por pesquisar e desenvolver a solução de identificação e reconhecimento visual de alunos, professores, funcionários e visitantes.

ITERAÇÃO

Equipe responsável por pesquisar e desenvolver a solução de interação do fatequino com alunos, professores, funcionários e visitantes.

PRESENÇA NA WEB

Equipe responsável por pesquisar e desenvolver a solução de interação do Fatequino com alunos, professores, funcionários e visitantes.